EMOÇÃO A LUZ DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO
Palavras-chave:
Responsabilidade. Direito. Psicologia. Inimputabilidade.Resumo
A emoção pode ser responsável por alterações da responsabilidade penal. Este resumo é uma pequena investigação que tenta exemplificar o limite em que a emoção interfere na consciência, inclusive evidenciando que o distúrbio da consciência pode fazer um individuo cometer crimes violentos. Existe no Código Penal Brasileiro uma tipificação, que recebe alguns atenuantes, sobre os crimes cometidos sob a influência do estado de emoção. Um tema tão amplo e discutido quanto este não pode ser explicado em tão poucas palavras, este resumo é o inicio de um estudo sobre a compreensão do assunto. Este resumo mostra-nos que a dificuldade é encontrar o limite exato a partir da qual a emoção realmente interfere em nossos atos, ainda assim, a emoção não deixa de ser um mecanismo capaz de interferir a lucidez do ser humano e ser considerado atenuante da responsabilidade criminal.Referências
ALMEIDA JUNIOR, João Mendes de. Programa de ensino de prática forense: Remissões à obra do autor e à legislação vigente por João Mendes Neto. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos S/A., 1958. 237 p.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, s.d. 1838 p
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 2925 p
HUNGRIA, Nélson. Comentários ao código penal: decreto lei nº2.848, de 7 de dezembro de 1940 (arts.11 a 27). 4 ed. Rio de Janeiro: Forense, 1958. v.1. 546 p. (Tomo 2).
Downloads
Publicado
2018-11-19
Edição
Seção
VII Congresso de Iniciação Científica da FE
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
EMOÇÃO A LUZ DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. (2018). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 3(3). https://nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/3334