CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Professor Polivalente. Formação. PIBID.Resumo
O presente trabalho toma como objeto de estudo a formação do professor polivalente que participou do subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (FFCL), entre 2012 e 2016. O objetivo do presente estudo foi analisar as contribuições das ações desenvolvidas no campo da matemática pelo Pibid, para a formação do professor polivalente. A pesquisa foi realizada com a colaboração de quatro professoras, egressas dessa Instituição de Ensino Superior e ex-bolsistas do Pibid. Os dados, interpretados por meio da análise de prosa evidenciaram insuficiência na base formativa para o ensino dessa disciplina. A pesquisa também revela alguns impactos positivos do programa para a formação docente no que tange ao ensino de matemática, assim como as contribuições propiciadas pela formação universitária e o reflexo de ambos na constituição do “ser” professor.
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Texto, contexto e significativos: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cad. Pesq. São Paulo, n. 45, p. 66-71, maio 1983.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Brasília: MEC, 1997.
CURI, E.; PIRES, C. M. C. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas nacionais. VIII Encontro Nacional de Educação matemática: Educação Matemática, um compromisso social. Recife, 2004 UFP. Disponível em: http://www.sbem.com.brfiles/viii/pdf/13/MR20.pdf. Acesso em: 9 out. 2017.
FIORENTINI, D., LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.(Coords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GRACIOLI, M. M.; ANDRADE, L. B. P.; GIMENES, P. A. C. Formação de professores: a experiência do Pibid - subprojeto de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Revista Científica da Fundação Educacional de Ituverava Nucleus, v.14, n.2, out. 2017. Disponível em:http://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/article/view/2859/2512 Acesso em: 9 nov. 2017.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, C. L. B.. A matemática nos Anos Iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 2. ed.; 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2017.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).