CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PEDAGOGIA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Ana Cláudia Silva Silva

Resumo


O presente trabalho toma como objeto de estudo a formação do professor polivalente que participou do subprojeto de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (FFCL), entre 2012 e 2016. O objetivo do presente estudo foi analisar as contribuições das ações desenvolvidas no campo da matemática pelo Pibid, para a formação do professor polivalente. A pesquisa foi realizada com a colaboração de quatro professoras, egressas dessa Instituição de Ensino Superior e ex-bolsistas do Pibid. Os dados, interpretados por meio da análise de prosa evidenciaram insuficiência na base formativa para o ensino dessa disciplina. A pesquisa também revela alguns impactos positivos do programa para a formação docente no que tange ao ensino de matemática, assim como as contribuições propiciadas pela formação universitária e o reflexo de ambos na constituição do “ser” professor.


Palavras-chave


Professor Polivalente. Formação. PIBID.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRÉ, M. E. D. A. Texto, contexto e significativos: algumas questões na análise de dados qualitativos. Cad. Pesq. São Paulo, n. 45, p. 66-71, maio 1983.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Brasília: MEC, 1997.

CURI, E.; PIRES, C. M. C. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas nacionais. VIII Encontro Nacional de Educação matemática: Educação Matemática, um compromisso social. Recife, 2004 UFP. Disponível em: http://www.sbem.com.brfiles/viii/pdf/13/MR20.pdf. Acesso em: 9 out. 2017.

FIORENTINI, D., LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.(Coords.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GRACIOLI, M. M.; ANDRADE, L. B. P.; GIMENES, P. A. C. Formação de professores: a experiência do Pibid - subprojeto de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. Revista Científica da Fundação Educacional de Ituverava Nucleus, v.14, n.2, out. 2017. Disponível em:http://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/article/view/2859/2512 Acesso em: 9 nov. 2017.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, C. L. B.. A matemática nos Anos Iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 2. ed.; 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Ed., 2017.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.