PIBID BIOLOGIA: AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO DE ENSINO DE ZOOLOGIA NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE NO FILO ARTHRÓPODA E PRODUÇÃO DE LIVROS PARADIDÁTICOS
Palavras-chave:
Ciências Biológicas - Programa - Práticas Pedagógicas - LivrosResumo
O presente trabalho diz respeito a importância do pibid nas escolas e como os alunos reagiram ao programa. As atividades do programa aconteceu na Escola Estadual Capitão Antônio Justino Falleiros, localizada na cidade de Ituverava-SP, onde foi realizado o trabalho por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava. O trabalho foi dividido em 2 etapas, 1° e 2° semestre de 2016. No 1° semestre objetivou-se implementar atividades de intervenção como, a uso de práticas no processo de ensino aprendizagem de zoologia, com enfoque no filo Arthropoda. O trabalho desenvolvido permitiu mudanças das atividades rotineiras, cuja os alunos eram acostumados, partindo assim para uma nova perspectiva. Uma pesquisa feita no final do projeto revelou que a maioria dos alunos antes do projeto PIBID entrar em atividade frequentaram MUITO POUCO o laboratório da escola, e também revelou que as 3 salas atribuíram uma nota (média) de 9,6 sobre o quanto estavam satisfeitos com o PIBID (0 a 10). No 2° semestre, o trabalho teve por objetivo a produção de livros paradidáticos pelos alunos, contendo conteúdos com conceitos científicos relacionados aos animais do filo Artrópoda. No segundo semestre, o trabalho foi dividido em 2 etapas distintas entre os alunos: síntese da estória e ilustrações. Nos meses setembro e outubro foram feitas as sínteses das estórias, e nos meses de outubro e novembro, foram feitas as ilustrações.. Ao todo foram produzidos pelos alunos 3 livros: “Borboleta coruja”, “Férias de primavera” e “Escorpião estrangeiro”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).