O JORNAL EM SALA DE AULA: UM TRABALHO COM A ESFERA JORNALÍSTICA
Palavras-chave:
Gênero discursivo, Esfera jornalística, Sala de aula, Produção textual.Resumo
A presente pesquisa faz parte de um projeto maior denominado PIBID, financiado pela CAPES, e está sendo aplicado na E.M.E.F. Jardim Guanabara-Ituverava/SP. Baseando-se nos estudos e nas noções teóricas de gênero discursivo, e no trabalho com jornal em sala de aula, de alguns autores como Bakthin (1992), Bronckart (1999), Marcuschi (2003, 2008) e Alves Filho (2011), Faria (2015), este estudo apresenta como atividade o trabalho com a esfera jornalística no cotidiano escolar. No decorrer do projeto, estão sendo trabalhados os conceitos de gêneros discursivos, o panorama histórico, vídeos sobre o surgimento do jornal e da imprensa, os usos do jornal e elaborados materiais didáticos contendo atividades práticas e procedimentais para serem aplicadas junto à sala de aula. Dentro da esfera jornalística, a notícia e a reportagem já foram apresentadas aos jovens alunos pelos bolsistas para que a discussão e a leitura desses gêneros culminem em produções textuais em formato de texto. Este trabalho focaliza a coerência e a coesão textual com o propósito de levar o aluno a identificar e produzir textos do mais variados gêneros, nas diversas esferas discursivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).