Arte e Gênero na educação: a influência da ética na formação de docentes.
Keywords:
Formação Docente, Arte, Gênero, SexualidadeAbstract
A discussão da sexualidade e de gênero ainda é um tabu e gera bastante desconforto no professor. Abordar sexualidade e gênero em sala de aula é fazer valer a igualdade e respeito na sociedade e na escola que é o espaço onde se formam diversas relações sociais, e a discutir a temática é conscientizar o outro da diversidade que nos constitui. A pesquisa objetivou identificar como o docente trabalha a arte na educação relacionando a questão da sexualidade e gênero. Utilizamos a metodologia de cunho qualitativo por meio de desenhos e obras realizados pelos alunos de determinada escola pública, foram realizado vários encontros com esses alunos da pré-escola na educação infantil e nesses encontros eram realizados atividades com arte sobre sexualidade. Os dados analisados baseando-se na análise de conteúdo temática e em teóricos que debatem o tema evidenciaram que os docentes não trabalham as questões de sexualidade, gênero em sala de aula, pois ainda há um receio na abordagem do tema com as crianças, devido a influência religiosa, ensino tradicional, falta de conhecimento sobre o assunto pelo docente. A educação de uma forma geral, e especificamente, a educação infantil, necessita compreender que o uso da arte no universo escolar, precisa de uma aprendizagem não só intelectual, mas biopsicossocial, uma educação que o aluno seja o sujeito da aprendizagem, e usar a arte como uma metodologia para trabalhar temas como a sexualidade e gênero.
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