LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA EM SÃO JOAQUIM DA BARRA/SP- RELATO DE CASO
Resumo
A Leishmaniose Visceral Canina (LVC) é uma zoonose transmitida pela picada do flebotomíneo Lutzomya longipalpis infectado com Leishmania infantum (Syn. Leishmania chagasi). Os cães atuam como o principal reservatório. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar um caso de LVC em região não endêmica. A cadela apresentava alguns sinais suspeitos como onicogrifose, por isso foi notificado e enviado o pedido para a confirmação do diagnóstico por meio dos exames sorológicos, ELISA e Imunocromatografia, pelo Instituto Adolfo Lutz, sendo reagentes nos dois testes. Além disso, o PCR confirmou a infecção por Leishmania infantum. Porém, por ser um animal adotado não há como afirmar ser um caso autóctone, pois a doença tem um período de incubação longo. Portanto, foi confirmado um caso de Leishmaniose em cão, na cidade de São Joaquim da Barra, deste modo aumenta a preocupação em criar medidas profiláticas e de controle nessa região.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).