O Uso do Silício em Lavoura de Cana de Açucar

Fernando de Campos Selli, Vinicius Antonio Maciel Junior

Resumo


RESUMO

A cana-de-açúcar é uma importante fonte de renda para o Brasil, nas pesquisas para melhorar a produção e a resistência da planta, estudos indicaram que o silício é um elemento que pode beneficiar essa planta aumentando sua produtividade e resistência a falta de água e às pragas. A pesquisa tem objetivo conhecer os benefícios da utilização do silício em de cana-de açúcar e como deve ser feita a utilização desse elemento para promover esses benefícios. Para atingir os objetivos foram efetivadas pesquisas de materiais publicados e disponibilizados na internet. Os materiais ofereceram subsídios para o texto acadêmico, o qual, se espera que possa direcionar futuras pesquisas sobre o tema. Durante a pesquisa foi possível entender que a escória siderúrgica é uma fonte que pode ser usada como fonte de silício e, também que esse elemento pode melhorar a produção da planta e também sua resistência ao estresse hídrico e pragas.


Palavras-chave


Silício; Cana da Açucar; Produtividade

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAÚJO, Edilaine da Silva. O desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar no brasil e sua relevância na economia nacional. 2010. Disponível em: http://sei-cesucol.edu.br/revista/index.php/facider/article/viewFile/37/87. Acesso em: 08/07/18.

CAMARGO, M.S.de; GOMES JÚNIOR, A.R.; KORNDÖRFER, G.H. Produtividade e qualidade tecnológica de cana-de-açúcar: efeito de doses de silício e variedades. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 32. Uberlândia, MG.

FERNANDES, A. L. T. MERRIGHI, A. L. N. SILVA, G. A. FRAGA JÚNIOR, E. F. F. Utilização do silício no controle de pragas e doenças do cafeeiro irrigado. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277794891_UTILIZACAO_DO_SILICIO_NO_CONTROLE_DE_PRAGAS_E_DOENCAS_DO_CAFEEIRO_IRRIGADO. Acesso em: 21/06/18.

FIGUEIREDO, F. C.; RODRIGUES, C. R. Silício líquido solúvel. Revista Campo e Negócio, Uberlândia, n.44, 2004.

FILGUEIRAS, Otto. Silício na agricultura. Pesquisa da FAPESP, n. 140, v. 1, 2007. p. 72/ 74.

FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Silício. 2015. Disponível em: . Acesso em 21 de junho de 2018.

KORNDÖRFER, G. H.; PEREIRA, H. S.; CAMARGO, M. S. DE. Silicatos de cálcio e magnésio na agricultura. Boletim técnico, 2 ed. Uberlândia, n.1, p.23, 2004.

MALAVOLTA, E. Elementos de nutrição mineral de planta. Piracicaba, Ceres, v.1, 1980.

MARAFON, AC. Adubação silicatada em cana-de-açúcar Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2011.

ROSSETTO, R. LIMA FILHO, O. F. AMORIM, H.V. TSAI, S.M. CAMARGO, M. S. MELONI, A.B. Silicon content in different sugarcane varieties. In: Silicon in Agriculture Conference, 3., Uberlândia, 2005.

SANTOS, Gustavo Alves. Silício na produção de cana-de-açúcar. Pós-Graduação - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Agronomia. 2016.

SANTOS, Gustavo Alves. Eficiência da fluorita com óxido de silício na produção de cana-de-açúcar. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.