O USO DE SOLUÇÃO AQUOSA DE BARBATIMÃO NA CICATRIZAÇÃO DE FERIDA POR SEGUNDA INTENÇÃO EM EQUINO
Palavras-chave:
Fitoterápico. Tópico. Miíase. Tratamento.Resumo
Um eqüino adulto da raça quarto de milha sofreu um acidente com cerca de arame farpado e foi encontrado dias depois com uma ferida na face, ao lado do olho, com exposição óssea e presença de miíase. A ferida foi tratada topicamente com um fitoterápico, sendo este a solução aquosa de barbatimão. Foram observados os aspectos macroscópicos e morfométricos da ferida, tratada por segunda intenção. Houve tratamento diário da lesão até total cicatrização. O barbatimão beneficiou a cicatrização que ocorreu completamente em seis semanas de tratamento.
Downloads
Publicado
2018-11-19
Edição
Seção
VII Congresso de Iniciação Científica da FE
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).