PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM UMA EMPRESA DO SETOR DO COMÉRCIO EM ITUVERAVA – SP
Keywords:
Gestão de pessoas, Clima Organizacional, Motivação, SatisfaçãoAbstract
Com a constante evolução e profissionalização das empresas, é vista a necessidade de uma boa gestão interna do capital humano, para otimização de resultados e aumento da satisfação. Com isso, o objetivo do trabalho foi mensurar o clima organizacional de uma empresa do setor do comercio em Ituverava – SP. É uma pesquisa exploratória e quantitativa, foi aplicado questionários com sete perguntas de múltiplas escolhas aos nove colaboradores da empresa, que responderam e colocaram em um envelope de forma anônima. Como resultado, a empresa demonstrou ter um bom clima organizacional, porém necessita de reparos em algumas questões organizacionais, como comunicação, e a busca da melhoria constante do clima interno.
References
BLACKWELL, R. D.; MINIARD P. W.; ENGER, J. F. Comportamento do consumidor. 9.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 606p.
CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. 8ª ed – São Paulo: Atlas, 2004. 629p.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12 ed - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. 750p.
LUZ, R. S. Gestão do clima organizacional. 1 ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.
MATTAR, L. M; FERRAZ, F. T. Comprometimento e clima organizacional: relação entre a satisfação do empregado e seu comprometimento. Niterói: II CNEG - Congresso Nacional de Excelência e Gestão. LATEC-UFF. Niterói, 2004.
RIZZATTI, Gerson. Categorias de análise de clima organizacional em universidades federais brasileiras. Florianópolis, 2002. 307p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 9.ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. 637p. Título do original (Organizational behavior).
YAMAGUTI, C. L. O comportamento do consumidor e a influência da família no processo de decisão de compra de automóveis novos. 2005 188 p Dissertação (Mestrado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1319> Acesso 09 set 2018
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).