O IDEALISMO DE ZYGMUND BAUMAN E O ESTADO DE DIREITO LÍQUIDO
Abstract
Zygmund Bauman, grande pensador da pós-modernidade, tem significativa relevância na análise do mundo contemporâneo. Filósofo e sociólogo, seus estudos eram baseados nos vínculos entre os indivíduos na sociedade, que tendem a ter relações menos frequentes e menos duradouras; como dito pelo próprio autor, são “relações líquidas”, formulando o conceito na obra Amor Líquido (2004) e a insegurança seria parte estrutural da constituição social da pós-modernidade; realiza a crítica ao Estado, que deve oferecer liberdade e segurança ao indivíduo, mas que o oprime, criando incessantes normas que o cerceiam, conforme descreve no livro Medo Líquido (2008). Bauman tem características do ideal da corrente filosófica voltada ao pessimismo, que pode ser encontrado em sua crítica à pós-modernidade. De fato, quanto à sociedade que se esforça para manter a exaltação das virtudes do capitalismo divisor entre detentores e produtores, ele se insere na contracorrente, procurando expor a face desumana do sistema do capital.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).