HIPERADRENOCORTICISMO HIPÓFISE-DEPENDENTE EM CÃO: RELATO DE CASO
Resumen
O hiperadrenocorticismo (HAC) canino ou Sindrome de Cushing é uma endocrinopatia, representado pela administração ou produção de glicocorticoides. Uma das suas classificações espontânea é o hiperadrenocorticismo hipófise-dependente, que é caracterizado pela secreção inapropriada de ACTH. Os cães com HAC têm idade média 11 anos, sendo que a grande maioria são relatados em fêmeas, tendo maior prevalência em animais das raças Boxer, Boston Terrier, Dachshund, Poodle e Scottish Terrier. Alguns sinais clínicos são polifagia, poliúria, polidipsia, abdomên abaulado, pele fina e inelástica, letargia, alopecia, calcinose cutânea, sinais neurológicos e hipertensão. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso clínico de uma cadela, Poodle, com 12 anos, atendida no Hospital Veterinário Carlos Fernando Rossato da Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM), diagnosticada e tratada para hiperadrenocorticismo hipófise-dependente.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).