Linguística de Corpus e Ensino de Língua Estrangeira: o uso de corpora na elaboração de materiais didáticos e ensino de vocabulário
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1025Palavras-chave:
Linguística de Corpus, Linguística Aplicada, Ensino de Vocabulário, Análise de Material DidáticoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma análise comparativa de dois materiais didáticos de ensino de língua inglesa, no que diz respeito ao ensino de vocabulário. Tal comparação se justifica pelo fato de que um dos materiais analisados foi elaborado com base em corpus enquanto o outro não. Nesse sentido, pretendemos verificar as contribuições da Linguística de Corpus para o ensino de língua inglesa no que concerne a elaboração de materiais didáticos e ensino de vocabulário. Para o embasamento teórico da pesquisa partimos principalmente dos estudos de Berber Sardinha (2004, 2010) sobre Linguística de Corpus, de McCarten (2007) e McCarthy (2004) sobre o uso de corpus na elaboração de materiais didáticos e Pikulski e Templeton (2004) sobre ensino de vocabulário. A análise realizada aponta que os materiais informados por corpus apresentam vantagens significativas em relação aos não informados, uma vez que são elaborados tendo como base o uso real da língua em contextos autênticos.Downloads
Publicado
18.07.2014
Edição
Seção
Artigos
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Linguística de Corpus e Ensino de Língua Estrangeira: o uso de corpora na elaboração de materiais didáticos e ensino de vocabulário. (2014). Nucleus, 11(2), 33-47. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1025