Linguística de Corpus e Ensino de Língua Estrangeira: o uso de corpora na elaboração de materiais didáticos e ensino de vocabulário

Authors

  • Raphael Marco Oliveira Carneiro Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1025

Keywords:

Linguística de Corpus, Linguística Aplicada, Ensino de Vocabulário, Análise de Material Didático

Abstract

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise comparativa de dois materiais didáticos de ensino de língua inglesa, no que diz respeito ao ensino de vocabulário. Tal comparação se justifica pelo fato de que um dos materiais analisados foi elaborado com base em corpus enquanto o outro não. Nesse sentido, pretendemos verificar as contribuições da Linguística de Corpus para o ensino de língua inglesa no que concerne a elaboração de materiais didáticos e ensino de vocabulário. Para o embasamento teórico da pesquisa partimos principalmente dos estudos de Berber Sardinha (2004, 2010) sobre Linguística de Corpus, de McCarten (2007) e McCarthy (2004) sobre o uso de corpus na elaboração de materiais didáticos e Pikulski e Templeton (2004) sobre ensino de vocabulário. A análise realizada aponta que os materiais informados por corpus apresentam vantagens significativas em relação aos não informados, uma vez que são elaborados tendo como base o uso real da língua em contextos autênticos.

Author Biography

  • Raphael Marco Oliveira Carneiro, Universidade Federal de Uberlândia
    Graduando do Curso de Licenciatura Plena em Letras - Habilitação em Inglês e Literaturas de Língua Inglesa no âmbito do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Published

2014-07-18

Issue

Section

Articles

How to Cite

Linguística de Corpus e Ensino de Língua Estrangeira: o uso de corpora na elaboração de materiais didáticos e ensino de vocabulário. (2014). Nucleus, 11(2), 33-47. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1025

Similar Articles

1-10 of 1224

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)