A PRESENÇA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA A APRENDIZAGEM

Autores/as

  • Andresa Teixeira Hermógenes Fundação Educacional de Ituverava.
  • Valéria Marta Nonato Fernandes Mokwa Fundação Educacional de Ituverava.

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1732

Palabras clave:

Formação docente. Educação. Aprendizagem

Resumen

RESUMO: A arte na educação aproxima os alunos, socializa, possibilita vivenciarem outras experiências o que permite a aprendizagem de maneira lúdica e prazerosa. Portanto, o ensino da arte entrelaçado nas demais disciplinas, é interdisciplinar, ele tem um contexto global e faz parte da história da humanidade, de suas experiências e de uma cultura. O objetivo dessa pesquisa é identificar como é trabalhada a arte na educação infantil e se propicia o processo de ensino-aprendizagem, nessa etapa escolar. Para tanto, utilizamos a metodologia de cunho qualitativo lançando basearam na análise de conteúdo temática e em teóricos que debatem o tema. Os resultados demostraram que o docente em sua atuação profissional, necessita se instrumentalizar para oferecer o ensino-aprendizagem utilizando como ferramenta a arte. O trabalho com arte permite que o aluno tem uma aprendizagem melhor, mais prazerosa e significativa, permitindo a criança se autoconhecer, se expressar, interagir, socializar e conhecer outras culturas.

Biografía del autor/a

  • Andresa Teixeira Hermógenes, Fundação Educacional de Ituverava.
    área educacional.
  • Valéria Marta Nonato Fernandes Mokwa, Fundação Educacional de Ituverava.
    ÁREA EDUCACIONAL

Publicado

2017-05-04

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

A PRESENÇA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA A APRENDIZAGEM. (2017). Nucleus, 14(1), 17-26. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1732

Artículos similares

1-10 de 351

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a