DESCOMPASSO ENTRE ESTILO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E OS OBJETIVOS DOS ALUNOS
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v7i1.360Palabras clave:
Estilos cognitivos. Língua inglesa. Aprendizagem de línguas. Cognitive styles. English. Language learning.Resumen
Existem dois estilos cognitivos básicos de aprendizagem e de ensino que são compostos por cinco dimensões: sensorial/intuitivo; visual/global; ativo/reflexivo; seqüencial/global e dedutivo/indutivo. O foco desta pesquisa recairá sobre esta última dicotomia, que se refere às duas formas de se processar informação. Trata-se de um estudo de caso com 17 sujeitos e uma professora-pesquisadora em que verificou-se um descompasso entre as preferências da professora (priorizar o uso da língua) e os objetivos dos alunos (aprender gramática). Para contornar as dificuldades encontradas devido a esse descompasso, concluiu-se que o conteúdo de um curso de línguas deve ser trabalhado dedutiva e indutivamente, a fim de atender aos diferentes estilos de aprendizagem. Além disso, os objetivos (ou interesses) do grupo devem ser priorizados, sempre que possível, sobretudo no caso de aprendizes adultos.Descargas
Publicado
2010-05-21
Número
Sección
Artículos
Licencia
À revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. A provas finais não serão obrigatoriamente enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.Cómo citar
DESCOMPASSO ENTRE ESTILO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E OS OBJETIVOS DOS ALUNOS. (2010). Nucleus, 7(1). https://doi.org/10.3738/nucleus.v7i1.360