PREVALÊNCIA DE OVOS E LARVAS DE HELMINTOS EM AMOSTRAS FECAIS DE CÃES, COLETADAS EM PRAÇAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FRANCA, SP, BRASIL

Autores

  • Aline Behamduni Marmol Fundação Educacional de Ituverava - Faculdade Doutor Francisco Maeda
  • Rafael Paranhos Mendonça Fundação Educacional de Ituverava - Faculdade Doutor Francisco Maeda
  • Carolina Pires Herker Fundação Educacional de Ituverava - Faculdade Doutor Francisco Maeda
  • José Roberto Silva Junior Fundação Educacional de Ituverava - Faculdade Doutor Francisco Maeda

Palavras-chave:

contaminação. zoonose. fezes. parasitas intestinais.

Resumo

RESUMO: No Brasil, os principais helmintos encontrados nas fezes dos animais e no solo são o Ancylostoma caninum e o Toxocara canis. O objetivo do presente trabalho foi verificar a contaminação por helmintos em praças do município de Franca, SP, onde foram coletadas amostras fecais de cães não ressecadas, dispersas em 5 praças públicas, totalizando 20 amostras. As amostras foram encaminhadas em caixa térmica com temperatura média de 4ºC, ao Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Veterinário da Faculdade Dr. Francisco Maeda – FAFRAM, onde foram analisadas pelo método OPG (1939) e o método de Hoffman (1987). Do total de amostras analisadas 15% apresentaram-se contaminadas por ovos de helmintos obtidos através do OPG e 10% apresentaram-se contaminadas por Ancylostoma caninum e Toxocara canis obtidos através do Hoffman. Embora a chance de aquisição dessas zoonoses nas praças estudadas seja pequena, ainda assim, é necessária a adoção de programas de prevenção sanitária destes locais.

Biografia do Autor

  • Aline Behamduni Marmol, Fundação Educacional de Ituverava - Faculdade Doutor Francisco Maeda
    Graduanda em Medicina Veterinária
  • Rafael Paranhos Mendonça, Fundação Educacional de Ituverava - Faculdade Doutor Francisco Maeda
    Docente do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Doutor Francisco Maeda
  • Carolina Pires Herker, Fundação Educacional de Ituverava - Faculdade Doutor Francisco Maeda
    Médica Veterinária pós-graduanda em clínica médica, cirúrgica e anestesiologia de pequenos animais
  • José Roberto Silva Junior, Fundação Educacional de Ituverava - Faculdade Doutor Francisco Maeda
    Graduando em Medicina Veterinária

Referências

ARAÚJO, F. R. de. Contaminação de praças públicas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, por ovos de Toxocara e Ancylostoma em fezes de cães. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 32 (5): 581-583, set-out, 1999.

BLAZIUS, R.D. et al. Ocorrência de protozoários e helmintos em amostras de fezes de cães errantes da Cidade de Itapema, Santa Catarina. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 38(1):73-74, jan-fev, 2005.

BREMM, M. Infecção Parasitária por Nematódeos em Cães do Canil Municipal de Santa Cruz do Sul/RS. 2007. 37 f. Monografia apresentada à Faculdade de Veterinária como requisito parcial para obtenção do Título de Especialização em Análises Clínicas Veterinárias. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

CAPUANO, D.M. & ROCHA, G. M.; Ocorrência de parasitas com potencial zoonótico em fezes de cães coletadas em áreas públicas do município de Ribeirão Preto, SP, Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia. 2006.

CASTRO, J. M. de. Contaminação de canteiros da orla marítima do município de Praia Grande, São Paulo, por ovos de Ancylostoma e Toxocara em fezes de cães. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 38 (2): 199-201,mar-abr, 2005.

FREITAS, D.F.; LUCAS, A.S.; RODRIGUES, A.S.L.; CUNHA FILHO, N.A.; RUAS, J.L.; FARIAS, N.A.R. Prevalência de endoparasitos em cães errantes do extremo sul do RS. XIV Congresso de Iniciação Científica, VII EnPos – Encontro de Pós-graduação. UFPel, Pelotas, RS. 18-19-20/04/2005. Disponível em Acesso em 17 de novembro de 2006.

FORTES, E. Parasitologia Veterinária, 4 ed. São Paulo: Icone, 2004, 607p.

GEORGI, J. 1988. Parasitologia Veterinária. Ed. Manole LTDA. São Paulo, SP. 379 pp.

MORO, F. C. B. Ocorrência de Ancylostoma spp. e Toxocara spp. em Praças Públicas e Parques Públicos dos Municípios de Itaqui e Uruguaiana, Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Biodiversidade Pampeana PUCRS, Uruguaiana, 6 (1): 25-29, jun. 2008.

NEVES, DAVID P. Parasitologia Humana. 11 ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 1997. p 181-182 e 253-259.

NEVES, J. Diagnostico e tratamento das doenças infectuosas e parasitarias. Ed. Guanabara Koogan S.A. 2ª Ed. 1248 p. 1983.

PRATS; A.; DUMON, C.; GARCIA, F.; MARTI, S.; COLL, V. Neonatologia e Pediatria canina e felina. São Paulo: Interbook, 2005.

REY, L. Um século de experiência no controle da ancilostomíase. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 34 (1): 61-67, jan-fev, 2001.

URQUHART, G.M.; ARMOUR, J.; DUNCAN, J.L.; DUNN, A.M.; JENNIGS, F.W. Parasitologia Veterinária, 2. ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 1998.

VINHA, C. Fundamentos e importância das campanhas contra os geohelmintos no Brasil. Revista Brasileira de Malariologia e Doenças Tropicais, vol.17, no.4, p.379-409.1965.

Downloads

Publicado

2018-11-19

Edição

Seção

VII Congresso de Iniciação Científica da FE

Como Citar

PREVALÊNCIA DE OVOS E LARVAS DE HELMINTOS EM AMOSTRAS FECAIS DE CÃES, COLETADAS EM PRAÇAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE FRANCA, SP, BRASIL. (2018). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 3(3). https://nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/3391

Artigos Semelhantes

1-10 de 20

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)