OS RISCOS DO USO DE SOFTWARES PIRATAS NAS EMPRESAS
Palavras-chave:
Software, Pirataria, Empresas,Resumo
A era da tecnologia e informação trouxe diversas inovações e facilidades para a vida cotidiana, a partir do uso de programas e aplicativos digitais, que nem sempre são adquiridos legalmente. É o caso da pirataria de software, realidade de pouco mais da metade dos usuários brasileiros, dentre eles e principalmente diversas empresas, que, na maioria das vezes visando escusar-se do pagamento de custas adquirem tal recurso, apesar de seu caráter ilegal e passível de penalidades, de modo a comprometer suas atividades sob vários aspectos, enquanto existem alternativas práticas e seguras para sua efetiva utilidade que evitariam tais transtornos.Referências
Vade Mecum Saraiva/ Obra coletiva de autoria da editora Saraiva.com a colaboração de Lívia Céspedes e Fabiana Dias da Rocha – 25. ed. atual. e ampla. - São Paulo: Saraiva Educação, 2018
https://www.bsa.org/~/media/Files/StudiesDownload/2018_BSA_GSS_Report_pt.pdf
http://www.unesco.org/culture/natlaws/media/pdf/bresil/brazil_conv_berna_09_09_1886_por_orof.pdf (Convenção de Berna)
PRESSMAN, Roger S. - Engenharia de software/Roger S. Pressman; tradução José Carlos Barbosa dos Santos. Título original: Software Engineering: A Practitioner´s Approach. 2005.
SOMMERVILLE, Ian – Engenharia de Software/ Ian Sommerville; tradução André Maurício de Andrade Ribeiro. Título original: Software engineering. 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).