Pais órfãos: e eu com isso?
Palavras-chave:
Abandono, Afetividade, Inverso, Legislação.Resumo
O presente trabalho de iniciação científica teve por intento apontar casos e dados de abandono afetivo inverso. Destarte, os casos inversos, isto é, de filhos que abandonam seus genitores vêm aumentando absurdamente. Desse modo, a partir dos dados coletados por meio de pesquisas online e investigação acerca da legislação que protege o idoso/genitor, demonstra-se potenciais consequências legais para aqueles que cometem tais tipos de crueldades.
Referências
ALFANDÉRY, Hélène Gratiot. Henri Wallon. Tradução e Organização de Patrícia Junqueira. Recife: Massangana, 2010.
BAUMAN, Zygmund. Modernidade Líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 35. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
BRASIL. LEI NO 2.848, DE 07 DE SETEMBRO DE 1940 DE 2002. Dispõe sobre o Código Penal. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Decreto-Lei/Del2848.htm. Acesso em set. 2018.
BRASIL. LEI NO 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. Dispõe sobre o Código Civil. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10406.htm. Acesso em set. 2018.
BRASIL. LEI NO 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2002. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.741.htm. Acesso em set. 2018.
CANCIAN, Natália. Registro de abandono e violência contra idosos crescem 16,4% no país. Folha de São Paulo, São Paulo: 2015.
CAVICCHIOLLI, Vicente Vilardaga. O Abandono dos idosos no Brasil. Isto é, São Paulo: 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).