PERSISTÊNCIA DE DUCTO ARTERIOSO EM CÃES – REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1749Abstract
Persistência do ducto arterioso é uma cardiopatia congênita hereditária, com maior incidência em cães filhotes de raças puras, sendo as fêmeas mais acometidas. Sua função é a comunicação artéria aorta com a artéria pulmonar, na fase fetal para que ocorra o desvio do sangue que já vem oxigenado da mãe para o lado esquerdo do corpo. Após seu nascimento ocorre seu fechamento, mas em alguns casos ele persiste, formando dois tipos de anomalia, a persistência do ducto arterioso clássico ou a persistência do ducto arterioso reverso. Esta anomalia é diagnosticada por meio de sopros cardíacos auscultados durante o exame físico e confirmados através de exames como, eletrocardiograma e ecocardiograma. Seu tratamento pode ser sintomático ou cirúrgico através do ligamento do ducto arterioso, oclusão percutânea. Portanto, faz-se necessário mais estudos sobre verificação de incidência, tratamentos, complicações, tempo de sobrevida e qualidade de vida do animal acometido.Downloads
Published
2017-02-16
Issue
Section
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
How to Cite
PERSISTÊNCIA DE DUCTO ARTERIOSO EM CÃES – REVISÃO DE LITERATURA. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 127. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1749