O Uso do Silício em Lavoura de Cana de Açucar
Palabras clave:
Silício, Cana da Açucar, ProdutividadeResumen
RESUMO
A cana-de-açúcar é uma importante fonte de renda para o Brasil, nas pesquisas para melhorar a produção e a resistência da planta, estudos indicaram que o silício é um elemento que pode beneficiar essa planta aumentando sua produtividade e resistência a falta de água e às pragas. A pesquisa tem objetivo conhecer os benefícios da utilização do silício em de cana-de açúcar e como deve ser feita a utilização desse elemento para promover esses benefícios. Para atingir os objetivos foram efetivadas pesquisas de materiais publicados e disponibilizados na internet. Os materiais ofereceram subsídios para o texto acadêmico, o qual, se espera que possa direcionar futuras pesquisas sobre o tema. Durante a pesquisa foi possível entender que a escória siderúrgica é uma fonte que pode ser usada como fonte de silício e, também que esse elemento pode melhorar a produção da planta e também sua resistência ao estresse hídrico e pragas.
Referencias
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARAÚJO, Edilaine da Silva. O desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar no brasil e sua relevância na economia nacional. 2010. Disponível em: http://sei-cesucol.edu.br/revista/index.php/facider/article/viewFile/37/87. Acesso em: 08/07/18.
CAMARGO, M.S.de; GOMES JÚNIOR, A.R.; KORNDÖRFER, G.H. Produtividade e qualidade tecnológica de cana-de-açúcar: efeito de doses de silício e variedades. In: Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, 32. Uberlândia, MG.
FERNANDES, A. L. T. MERRIGHI, A. L. N. SILVA, G. A. FRAGA JÚNIOR, E. F. F. Utilização do silício no controle de pragas e doenças do cafeeiro irrigado. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/277794891_UTILIZACAO_DO_SILICIO_NO_CONTROLE_DE_PRAGAS_E_DOENCAS_DO_CAFEEIRO_IRRIGADO. Acesso em: 21/06/18.
FIGUEIREDO, F. C.; RODRIGUES, C. R. Silício líquido solúvel. Revista Campo e Negócio, Uberlândia, n.44, 2004.
FILGUEIRAS, Otto. Silício na agricultura. Pesquisa da FAPESP, n. 140, v. 1, 2007. p. 72/ 74.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Silício. 2015. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/silicio.htm>. Acesso em 21 de junho de 2018.
KORNDÖRFER, G. H.; PEREIRA, H. S.; CAMARGO, M. S. DE. Silicatos de cálcio e magnésio na agricultura. Boletim técnico, 2 ed. Uberlândia, n.1, p.23, 2004.
MALAVOLTA, E. Elementos de nutrição mineral de planta. Piracicaba, Ceres, v.1, 1980.
MARAFON, AC. Adubação silicatada em cana-de-açúcar Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2011.
ROSSETTO, R. LIMA FILHO, O. F. AMORIM, H.V. TSAI, S.M. CAMARGO, M. S. MELONI, A.B. Silicon content in different sugarcane varieties. In: Silicon in Agriculture Conference, 3., Uberlândia, 2005.
SANTOS, Gustavo Alves. Silício na produção de cana-de-açúcar. Pós-Graduação - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Agronomia. 2016.
SANTOS, Gustavo Alves. Eficiência da fluorita com óxido de silício na produção de cana-de-açúcar. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).