TRINTA ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: A DIGNIDADE REPRESENTA GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS PARA “HUMANOS DIREITOS”?

Autores/as

  • Camila Simão Costa Faculdade Francisco Maeda
  • Luís Pedro Rosa da Silva Faculdade Francisco Maeda
  • Amanda Chaud Faculdade Francisco Maeda
  • Wander de Bortoli Pereira

Resumen

O problema jurídico a que se voltou este estudo foi investigar se a dignidade da pessoa humana poderia ser representada pelo respeito de direitos humanos apenas para os humanos direitos. O objetivo geral foi trazer um fato cotidiano do Brasil noticiado na imprensa e apresentar críticas pertinentes sob a teoria de Emmanuel Kant acerca da dignidade humana.  A invasão de barracos de moradores da Favela da Rocinha/RJ por policiais, sem apresentação de mandado judicial, foi a notícia escolhida como exemplo. Foram realizadas críticas, embasadas na dignidade da pessoa humana prevista em Kant, nos direitos humanos internacionais e no direito fundamental da inviolabilidade de domicílio. Ao final, considerou-se que os moradores da Favela da Rocinha/RJ, assim como todas as pessoas, devem ter sua dignidade respeitada, pois esta se confunde com a própria natureza humana.

Publicado

2018-11-19

Número

Sección

VII Congresso de Iniciação Científica da FE

Cómo citar

TRINTA ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: A DIGNIDADE REPRESENTA GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS PARA “HUMANOS DIREITOS”?. (2018). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 3(3). https://nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/3433

Artículos más leídos del mismo autor/a