A ABORDAGEM DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS DO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Rodrigo Marquiori Vasconsellos FFCL
  • Osmar Santos Junior FFCL

Palabras clave:

PIBID - Classificação Biológica - Aula - Educação básica

Resumen

O objetivo deste trabalho foi analisar a construção do conhecimento dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, acerca da Classificação Filogenética de Tetrápodes, por meio das aulas ministradas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Biologia, em 2017. Atualmente, o estudo da Classificação Biológica dos Seres Vivos é realizado por meio da Sistemática Filogenética, e, a partir disso, esse método objetivo tende a organizar o conhecimento da evolução das características morfológicas, ecológicas e moleculares dos grupos, a partir das reconstruções históricas de parentesco entre os seres, que busca a origem única dos mesmos ao estabelecer conceitos, como os grupos monofiléticos, na definição dos agrupamentos taxonômicos. Desse modo, ao se analisar os conhecimentos prévios dos alunos em Zoologia através do questionário “pré-teste”, e, posteriormente, a aplicação do método filogenético nas aulas, conciliado ao uso de recursos tecnológicos audiovisuais, além do exame de alguns vertebrados fixados em formalina 10% e conservados em etanol 70%, os resultados indicaram que houve um aumento significativo no número de acertos no questionário “pós-teste”, aplicado após a realização das atividades pedagógicas. Portanto, conclui-se que o enfoque na Sistemática Filogenética e, especialmente, a utilização de recursos audiovisuais, contribuíram para o aumento do conhecimento adquirido dos alunos em Zoologia.

Biografía del autor/a

  • Rodrigo Marquiori Vasconsellos, FFCL
    Estudando de Biologia da FFCL.
  • Osmar Santos Junior, FFCL
    Doutor em Ciências (Área: Biologia Comparada) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FFCLRP/USP (2016), sendo o Mestrado realizado na mesma área e instituição (2011). Tem experiência em docência na Educação Básica e no Ensino Superior, e pesquisa na área de Zoologia - com ênfase em Ictiologia. Atua nos campos de taxonomia, sistemática filogenética e anatomia comparada de "peixes" de água doce neotropicais, especialmente àqueles da ordem Characiformes

Referencias

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Parte III - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2000

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2002.

EUGÊNIO, T.J.B. Utilização de uma ferramenta multimídia para identificação de artrópodes: avaliação de estudantes do ensino fundamental. Ciência & Educação, v. 18, n. 3, p. 543-557, 2012.

GUIMARÃES, M.A. Cladogramas e Evolução no Ensino de Biologia. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista - Unesp Faculdade de Ciências, Bauru, SP, 2005.

HICKMAN, C. P.; ROBERTS, L. S.; KEEN, S. L.; EISENHOUR, D. J.; LARSON, A.; L’ANSON, H. Princípios Integrados de Zoologia. 16. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

MATIOLI, S. R. (Ed.). Biologia molecular e evolução. Holos Editora, Ribeirão Preto, 2001.

MAYR, E. Biologia, Ciência Única. São Paulo: Companhia das Letras, 271 p. 2005.

RICHTER, E.; LENZ, G.; HERMEL, E. E. S.; GÜLLICH, R. I. C. Ensino de zoologia: concepções e metodologias na prática docente. Ensino e Pesquisa, Cerro Largo, v. 15, n. 1, p.27-48, maio 2017.

RIDLEY, M. Evolução. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 752 p. 2006.

SANTOS, T. S.; LANDIM, M. F. RECURSOS AUDIOVISUAIS E COLEÇÕES ZOOLÓGICAS NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID. Open Journal System, Santos, v. 8, n. 1, p.30-45, dez. 2015. Disponível em: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/1388>. Acesso em: 24 jul. 2017.

SELLES, S. E., FERREIRA, M. S. Disciplina Escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. A.; MORIM, A. C. (Org.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005.

TEODORO, N. M. Metodologia de ensino: Uma contribuição para o processo de aprendizagem da diferenciação. Disponível em: . Acesso em: 30 ago. 2018.

WILEY, E. O., LIEBERMAN, B. S. Phylogenetics: Theory and Practice of phylogenetic systematics, 2011.

Publicado

2018-11-19

Número

Sección

VII Congresso de Iniciação Científica da FE

Cómo citar

A ABORDAGEM DA SISTEMÁTICA FILOGENÉTICA NO ENSINO DE ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS DO ENSINO MÉDIO. (2018). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 3(3). https://nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/3476

Artículos similares

21-30 de 130

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.