ANÁLISE DE INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PIRASSUNUNGA, SP.

Autores

  • Cristiano Pedroso-de-Moraes Uniararas
  • Cássio Picinato Gomes da Silva E. E. Pirassununga
  • Lyard Libório Ferreira E. E. Pirassununga
  • Zilda Maria Bernardo Coordenadora do Ensino Fundamental da E. E. Pirassununga
  • Ana Paula Siqueira Guimarães Sinotti E. E. Pirassununga

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1595

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Práxis Pedagógica, Projetos Educacionais

Resumo

o processo educativo possibilita formar pessoas com competência para participar de debates em escala mundial e em sociedades locais. A interdisciplinaridade, na formação do cidadão, rompe barreiras entre as disciplinas, sem desconsiderá-las, propondo uma integração curricular com o objetivo de construir um conhecimento globalizante. O objetivo deste trabalho foi avaliar a implantação de um projeto interdisciplinar focando conteúdos de ecologia vegetal da disciplina de Biologia, obtidos por meio da tradução de artigos científicos e, posteriormente discutidos e apresentados tanto pelo ponto de vista biológico quando sociológico pelos discentes partícipes do projeto. Cinco artigos científicos foram selecionados. Posteriormente, estes foram expostos aos professores de Língua Inglesa e Filosofia para concordância quanto à utilização em relação aos pressupostos presentes na Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa participativa como procedimento metodológico com questionário estruturado. Para as disciplinas Biologia e Filosofia a aplicação da interdisciplinaridade foi bastante positiva, enquanto que para a Língua Inglesa obteve-se resultado moderado para a prática. A avaliação discente em relação à aplicação do projeto interdisciplinar evidenciou ampla aceitação e receptividade demonstradas pelas elevadas porcentagens obtidas nos quesitos de avaliação.

Biografia do Autor

  • Cristiano Pedroso-de-Moraes, Uniararas
    Prof. de Botânica Uniararas Prof. PEB II de Biologia da SEE/SP.
  • Cássio Picinato Gomes da Silva, E. E. Pirassununga
    Prof. PEB II de Lingua Inglesa
  • Lyard Libório Ferreira, E. E. Pirassununga
    Prof. PEB II de Filosofia
  • Zilda Maria Bernardo, Coordenadora do Ensino Fundamental da E. E. Pirassununga
    Coordenadora do Ensino Fundamental da E. E. Pirassununga
  • Ana Paula Siqueira Guimarães Sinotti, E. E. Pirassununga
    Coordenado do Ensino Médio da E. E. Pirassununga

Downloads

Publicado

01.11.2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE DE INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PIRASSUNUNGA, SP. (2016). Nucleus, 13(2), 17-32. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1595

Artigos Semelhantes

51-60 de 73

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)