A QUESTÃO DO VÍNCULO EMPREGATÍCIO ENTRE INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS E SEUS MINISTROS
Palavras-chave:
, Igreja. Processo. Fé. Desvio de finalidade. Padre. Pastor.Resumo
A relação entre igrejas e seus ministros devem ser pautadas no ideal de fé, e no poder de evangelização decorrentes do voto e seita, que são regulados pelo regimento de cada instituição e não subordinados a relações jurídicas, porém, existem casos específicos que fogem á regra e podem manifestar desvio de finalidade no desenvolvimento das funções, quando as atividades fogem a essência espiritual e abarcam funções estranhas à vida religiosa,com desígnio exclusivo de obtenção de lucro, e não condizentes com funções eclesiásticas, surge a necessidade de buscar amparo na legislação trabalhista para solucionar a lide. Importante ressaltar que essa questão não está pacificada doutrinariamente ou em decisões de tribunais superiores, exigindo análise minuciosa caso a caso para não tornar as instituições alvos fáceis na busca de estabilização financeira e por outro viés impedir que á fé seja explorada com fins econômicos através de representantes personificados na pessoa dos Ministros Religiosos.Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Direção de Antonio Helder Medeiros Rebouças. Brasília, Secretaria de Editoria e Publicações, 2013.
BRASIL. Código Civil Brasileiro. Lei 10.406, de 10-01-2002: Centro Gráfico, 2002. p. 159
DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 6 e.d. São Paulo: LTR, 2007,p.455
RODRIGUEZ, Américo Plá. Princípios de Direito do Trabalho. 3ª ed. atual, tradução Wagner Giglio. São Paulo: LTr, 2000, p.339
http: www.dicionarioinformal.com.br/c%C3%B4ngrua/
http: www.trombetasma.blogspot.com.br/2012/06/carta-do-bispo-sobre-as-congruas-dos.html
http: www.institutojetro.com/perguntas-e-respostas/legislacao-e-direito/prebenda
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).