ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE AVE-DO-PARAÍSO (Strelitzia reginae)
DOI:
https://doi.org/10.3738/1982.2278.1845Resumen
A planta ornamental Strelitzia reginae pode ter suas sementes utilizadas na produção de mudas, tendo como dificuldade o prolongado tempo e a baixa germinação, devido à dormência. Avaliou-se a germinação de lotes de sementes armazenadas com ou sem escarificação mecânica. As sementes coletadas em cápsulas recém-abertas em: 2009 Orlândia-SP (lote 1); 2009 Ribeirão Preto-SP (lote 2) e 2010 Orlândia-SP (lote 3) foram mantidas em temperatura ambiente até 2011, quando se removeu o arilo manualmente e procedeu-se a escarificação mecânica com lixa (T1) ou não (T2). Utilizaram-se quatro repetições de 25 sementes por tratamento, em substrato papel, em germinador a 25ºC. Aos 20 dias após semeadura (DAS) realizou-se a primeira contagem de plântulas normais e aos 48 DAS a final. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, esquema fatorial 2 x 3. A escarificação mecânica promoveu a quebra parcial da dormência. O lote de menor tempo de armazenamento demonstrou maior germinação (41%).Descargas
Publicado
2017-02-16
Número
Sección
VI Congresso de Iniciação Científica da Fundação Educacional de Ituverava
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Cómo citar
ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE AVE-DO-PARAÍSO (Strelitzia reginae). (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(1), 13. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1845