O USO DA INTERTEXTUALIDADE COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Autores/as

  • Lívia Regina Rezende Oliveira Fundação Educacional de Ituverava
  • Lisângela Aparecida Guiraldelli Fundação Educacional de Ituverava

Palabras clave:

Intertextualidade, Leitura, Conhecimento, Práticas Pedagógicas.

Resumen

Este trabalho busca analisar e discutir o processo da intertextualidade nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio a fim de mostrar como a compreensão desse recurso é importante para dar sentido aos textos e proporcionar aos alunos uma bagagem de conhecimento que, consequentemente, ajudará na produção textual deles. Fundamentamos o trabalho com levantamento e estudo de textos teóricos, tomamos por base os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e fizemos algumas pesquisas para mostrar como os livros didáticos trazem a intertextualidade, com o objetivo de reforçar a ideia de que esse recurso pode proporcionar ao aluno trabalhar diversas leituras e ativar vários conhecimentos. Ao analisar esses materiais, vimos a carência de compreensão, de conhecimento com que a intertextualidade presente nos livros era trabalhada; o trabalho com intertextualidade traz um foco diferente, é usada para exemplificar conteúdos gramaticais e fonológicos nos livros didáticos, sendo que poderia também oferecer ao aluno um conhecimento de mundo enriquecedor para suas próximas produções textuais. Com base nas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e nas possibilidades de suporte que a intertextualidade oferece, sugerimos algumas intervenções para se trabalhar a intertextualidade de uma forma que ative e amplie o conhecimento de mundo dos alunos e não limite apenas o trabalho com a gramática.

Biografía del autor/a

  • Lívia Regina Rezende Oliveira, Fundação Educacional de Ituverava
    Graduada em Letras pela FFCL
  • Lisângela Aparecida Guiraldelli, Fundação Educacional de Ituverava
    Doutora e Mestre em Estudos Linguísticos pela UNESP/São José do Rio Preto. Docente na FFCL nos cursos de Letras e Pedagogia

Publicado

2017-05-15

Número

Sección

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Cómo citar

O USO DA INTERTEXTUALIDADE COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO NO ENSINO MÉDIO. (2017). Eventos Científicos Da Fundação Educacional De Ituverava, 1(2), 4. https://nucleus.feituverava.com.br/index.php/eventoscientificos/article/view/2763

Artículos similares

51-60 de 62

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.