A Aplicação do Depoimento Especial como Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente na atualidade e suas perspectivas no Brasil.
Palabras clave:
Depoimento especial. Direitos da criança e do adolescente. BrasilResumen
O presente artigo é uma reflexão realizada por meio de revisão bibliográfica sobre a aplicação do Depoimento Especial no Brasil como medida protetiva dos direitos da criança e do adolescente, vítimas de violência sexual. Esse procedimento, já sancionado, visa eliminar a revitimização durante a escuta judicial bem como os possíveis transtornos e danos psicológicos causados à vítima. Logo, enfatiza as principais consequências em âmbitos jurídico, social, psicológico no que tange ao fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes e ressalta seus exacerbantes índices de ocorrência na atualidade. No mais, busca-se a apreciação da aplicabilidade do projeto no país.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).