BULLYING – AGRESSÃO INVISÍVEL: AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE ITUVERAVA

Autores

  • Maria Madalena Gracioli FEI
  • Vera Aparecida Valeze Secretaria Municipal de Educação de Ituverava
  • Renata Pedroso Junqueira Colégio Nossa Senhora do Carmo

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v6i2.307

Palavras-chave:

Bullying. Agressões. Violência. Escola

Resumo

A palavra “Bullying”, sem tradução para o português, é toda agressão feita com intenção de ofender, discriminar, intimidar, machucar, humilhar, ignorar, isolar outra pessoa. Mas para ser considerado bullying é preciso que essa atitude agressiva se repita por várias vezes. Pesquisa realizada com educadores e alunos de uma escola pública e uma privada da cidade de Ituverava-SP revela que o bullying está presente no cotidiano escolar e, a maioria dos alunos já presenciaram ou foram vítimas do bullying; por outro lado, os educadores desconhecem o assunto e consideram as agressões como “brincadeira de mau gosto” ou “brincadeira de criança”. Assim, é necessária a realização de trabalho educativo e preventivo para evitar a temida violência escolar.

Biografia do Autor

  • Maria Madalena Gracioli, FEI
    Curso Pedagogia

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Publicado

27.10.2009

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

BULLYING – AGRESSÃO INVISÍVEL: AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE ITUVERAVA. (2009). Nucleus, 6(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v6i2.307

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