BULLYING – AGRESSÃO INVISÍVEL: AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE ITUVERAVA
DOI:
https://doi.org/10.3738/nucleus.v6i2.307Palabras clave:
Bullying. Agressões. Violência. EscolaResumen
A palavra “Bullying”, sem tradução para o português, é toda agressão feita com intenção de ofender, discriminar, intimidar, machucar, humilhar, ignorar, isolar outra pessoa. Mas para ser considerado bullying é preciso que essa atitude agressiva se repita por várias vezes. Pesquisa realizada com educadores e alunos de uma escola pública e uma privada da cidade de Ituverava-SP revela que o bullying está presente no cotidiano escolar e, a maioria dos alunos já presenciaram ou foram vítimas do bullying; por outro lado, os educadores desconhecem o assunto e consideram as agressões como “brincadeira de mau gosto” ou “brincadeira de criança”. Assim, é necessária a realização de trabalho educativo e preventivo para evitar a temida violência escolar.Descargas
Publicado
2009-10-27
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Sección
Artículos
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BULLYING – AGRESSÃO INVISÍVEL: AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE ITUVERAVA. (2009). Nucleus, 6(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v6i2.307