O MOVIMENTO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Sueli Aparecida Ferreira de Souza Secretaria de Educação de Guara - SP
  • Maria Madalena Gracioli Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.941

Palabras clave:

Movimento corporal, desenvolvimento, educação infantil, criança

Resumen

O movimento corporal é uma prática essencial para o desenvolvimento integral da criança em Instituições de Educação Infantil. A realização do movimento corporal na Educação Infantil deve ser conciliada com os aspectos físico, psicológico, intelectual e social da criança. O educador possui um papel importante no desenvolvimento corporal da criança, ao proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras, devendo respeitar o desenvolvimento e a individualidade de cada uma. A investigação tem como objetivo verificar como o movimento corporal é trabalhado na ação educativa em Instituições de Educação Infantil, além do sentido que lhe é concebido pelos educadores e, ressaltar também a importância do movimento corporal no desenvolvimento das crianças. Investigação essa, feita por meio de entrevistas e observações da prática dos educadores na realização de atividades voltadas para o movimento corporal.

Biografía del autor/a

  • Sueli Aparecida Ferreira de Souza, Secretaria de Educação de Guara - SP
    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava, Diretora - Centro Municipal de Educação Infantil – Guará - SP
  • Maria Madalena Gracioli, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Doutora em Sociologia com Pós doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, docente e coordenadora de curso da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava - SP

Publicado

2014-10-30

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

O MOVIMENTO CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2014). Nucleus, 11(2), 101-111. https://doi.org/10.3738/1982.2278.941

Artículos similares

1-10 de 500

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a