BULLYING – AGRESSÃO INVISÍVEL: AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE ITUVERAVA

Autores/as

  • Maria Madalena Gracioli FEI
  • Vera Aparecida Valeze Secretaria Municipal de Educação de Ituverava
  • Renata Pedroso Junqueira Colégio Nossa Senhora do Carmo

DOI:

https://doi.org/10.3738/nucleus.v6i2.307

Palabras clave:

Bullying. Agressões. Violência. Escola

Resumen

A palavra “Bullying”, sem tradução para o português, é toda agressão feita com intenção de ofender, discriminar, intimidar, machucar, humilhar, ignorar, isolar outra pessoa. Mas para ser considerado bullying é preciso que essa atitude agressiva se repita por várias vezes. Pesquisa realizada com educadores e alunos de uma escola pública e uma privada da cidade de Ituverava-SP revela que o bullying está presente no cotidiano escolar e, a maioria dos alunos já presenciaram ou foram vítimas do bullying; por outro lado, os educadores desconhecem o assunto e consideram as agressões como “brincadeira de mau gosto” ou “brincadeira de criança”. Assim, é necessária a realização de trabalho educativo e preventivo para evitar a temida violência escolar.

Biografía del autor/a

  • Maria Madalena Gracioli, FEI
    Curso Pedagogia

Publicado

2009-10-27

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

BULLYING – AGRESSÃO INVISÍVEL: AS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE ITUVERAVA. (2009). Nucleus, 6(2). https://doi.org/10.3738/nucleus.v6i2.307

Artículos similares

51-60 de 108

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a