QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO: o sentido da solidão no processo de envelhecimento.
Palabras clave:
Pessoas idosas. Significado da vida. Percepção.Resumen
O conceito de qualidade de vida está ligado à percepção que os indivíduos têm de si e de suas necessidades, sendo elas relacionadas aos aspectos psicológicos, sociais, econômicos e da saúde. A presente pesquisa tem o objetivo de identificar os impactos que a solidão pode gerar na percepção que os idosos têm da própria qualidade de vida. O processo de envelhecimento é inerente ao ser humano e provoca mudanças que afetam a saúde mental e o bem-estar das pessoas. A solidão pode surgir como uma possível consequência deste fenômeno, sendo entendida como o estado afetivo de uma pessoa, podendo ou não se assimilar a falta de objetivo ou de significado da vida, variando conforme a história e o contexto. Visto que as estatísticas apontam um aumento no número de pessoas idosas é fundamental estabelecer relação entre a qualidade de vida, a solidão e o processo de envelhecimento.
Referencias
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia J. Aprendendo a entrevista: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Santa Catarina: Revista eletrônica dos pós-graduandos em sociologia política da UFSC, v.2, p.68-80, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/18027/16976. Acesso em: 07 de Agosto de 2018.
MELO, Ana Virgínia C. Mapas cognitivos e categorias temáticas como metodologias associadas de análise e organização de dados em pesquisa qualitativa. Paraíba: Archeion Online, v.4, 2016. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/32307. Acesso em: 07 de Agosto de 2018.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
NETO, Félix; BARROS, José. Solidão em diferentes níveis etários. Porto Alegre, 2001. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/RevEnvelhecer/article/view/4670. Acesso em: 07 de Agosto de 2018.
VERAS, Renato. Envelhecimento populacional contemporâneo: demandas, desafios e inovações. Rev. Saúde Pública. Vol. 43, n. 3, São Paulo, Junho 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102009000300020&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 de Agosto de 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).