ANÁLISE DE INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PIRASSUNUNGA, SP.

Autores/as

  • Cristiano Pedroso-de-Moraes Uniararas
  • Cássio Picinato Gomes da Silva E. E. Pirassununga
  • Lyard Libório Ferreira E. E. Pirassununga
  • Zilda Maria Bernardo Coordenadora do Ensino Fundamental da E. E. Pirassununga
  • Ana Paula Siqueira Guimarães Sinotti E. E. Pirassununga

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1595

Palabras clave:

Interdisciplinaridade, Práxis Pedagógica, Projetos Educacionais

Resumen

o processo educativo possibilita formar pessoas com competência para participar de debates em escala mundial e em sociedades locais. A interdisciplinaridade, na formação do cidadão, rompe barreiras entre as disciplinas, sem desconsiderá-las, propondo uma integração curricular com o objetivo de construir um conhecimento globalizante. O objetivo deste trabalho foi avaliar a implantação de um projeto interdisciplinar focando conteúdos de ecologia vegetal da disciplina de Biologia, obtidos por meio da tradução de artigos científicos e, posteriormente discutidos e apresentados tanto pelo ponto de vista biológico quando sociológico pelos discentes partícipes do projeto. Cinco artigos científicos foram selecionados. Posteriormente, estes foram expostos aos professores de Língua Inglesa e Filosofia para concordância quanto à utilização em relação aos pressupostos presentes na Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Realizou-se uma pesquisa quali-quantitativa participativa como procedimento metodológico com questionário estruturado. Para as disciplinas Biologia e Filosofia a aplicação da interdisciplinaridade foi bastante positiva, enquanto que para a Língua Inglesa obteve-se resultado moderado para a prática. A avaliação discente em relação à aplicação do projeto interdisciplinar evidenciou ampla aceitação e receptividade demonstradas pelas elevadas porcentagens obtidas nos quesitos de avaliação.

Biografía del autor/a

  • Cristiano Pedroso-de-Moraes, Uniararas
    Prof. de Botânica Uniararas Prof. PEB II de Biologia da SEE/SP.
  • Cássio Picinato Gomes da Silva, E. E. Pirassununga
    Prof. PEB II de Lingua Inglesa
  • Lyard Libório Ferreira, E. E. Pirassununga
    Prof. PEB II de Filosofia
  • Zilda Maria Bernardo, Coordenadora do Ensino Fundamental da E. E. Pirassununga
    Coordenadora do Ensino Fundamental da E. E. Pirassununga
  • Ana Paula Siqueira Guimarães Sinotti, E. E. Pirassununga
    Coordenado do Ensino Médio da E. E. Pirassununga

Publicado

2016-11-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

ANÁLISE DE INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NO 1º. ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL PIRASSUNUNGA, SP. (2016). Nucleus, 13(2), 17-32. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1595

Artículos similares

31-40 de 73

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a