PROJETOS E PERSPECTIVAS DE FUTURO DE JOVENS EM DIFERENTES CONTEXTOS

Autores/as

  • Maria Madalena Gracioli Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava

DOI:

https://doi.org/10.3738/1982.2278.1642

Palabras clave:

Juventude, Futuro, Ensino médio, Imigrantes

Resumen

As discussões realizadas ao longo deste texto resultam de fragmentos de duas investigações e expõe aspectos preponderantes existentes nas formulações de projetos de futuro de jovens estudantes do Ensino Médio e de jovens brasileiros imigrantes em Portugal. A primeira pesquisa foi realizada com jovens estudantes do Ensino Médio de duas escolas públicas da cidade de Franca- SP. A outra investigação foi realizada com jovens brasileiros imigrantes em Portugal. Os resultados apontam que os jovens percebem o futuro como sinônimo de mundo adulto, onde inevitavelmente terão que assumir os papéis que consideram de responsabilidade; temem o futuro ao mesmo tempo em que nele depositam esperança de uma vida melhor. Trabalho, sucesso profissional e constituição de família são projetos comuns, os que vivem em Portugal percebem também o desafio de escolher o país em esperam no futuro viver.

Biografía del autor/a

  • Maria Madalena Gracioli, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava
    Professora e coordenadora de curso da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava. Doutora em Sociologia com pós doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Publicado

2016-11-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

PROJETOS E PERSPECTIVAS DE FUTURO DE JOVENS EM DIFERENTES CONTEXTOS. (2016). Nucleus, 13(2), 5-16. https://doi.org/10.3738/1982.2278.1642

Artículos similares

11-20 de 212

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a