POTENCIAL ALELOPÁTICO DE MUCUNA-PRETA
Keywords:
Extrato aquoso. Germinação de alface. Mucunaaterrima. Planta daninha. Tiririca.Abstract
Objetivou-se verificar o potencial alelopático do extrato aquoso de folhas frescas de mucuna-preta na germinação de sementes de alface (planta-teste) e o efeito da incorporação deste adubo-verde na emergência e crescimento de plantas daninhas, com ênfase na tiririca. Para a germinação de sementes de alface, utilizaram-se extratos aquosos na proporção de 1:4; 1:8 (folha: água) e testemunha (água) no umedecimento do substrato-papel, com contagens aos 4, 7 e 9 dias. Em campo, incorporou-se a mucuna-preta avaliando-se a emergência de infestantes aos 15, 30 e 45 dias e ao final a massa da parte aérea de tiririca e de outras infestantes, em comparação a área sem mucuna-preta, após gradagem. O extrato demonstrou potencial alelopático, inibindo significativamente até 93% da germinação de alface. Onde se cultivou mucuna-preta reduziram-se o número de infestantes, a massa fresca e seca de tiririca e para as demais infestantes houve estímulo ao crescimento da parte aérea.
References
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regras para análise de sementes. Secretaria de Defesa Agropecuária. Brasília,DF: MAPA/ACS, 2009. 395 p.
ALMEIDA, F.S. A Alelopatia e as plantas. Londrina: IAPAR, 1988. 60 p. Circular nO 53.
CARVALHO, G. J.; FONTANÉTTI, A.; CANÇADO, C. T. Comunicação potencial alelopático do feijão-de-porco (Canavalia ensiformes) e da mucuna-preta (Stilozobiumaterrimum) no controle da tiririca (Cyperusrotundus). Ciências agrotec., Lavras, v.26, n.3, p.647-651, mai./jun., 2002.
CIIAGRO. Temperatura média mensal. Disponível em:http://www.ciiagro.sp.gov.br/ciiagroonline/Quadros/QTmedPeriodo.asp. Acesso: 03 set. 2018 a.
CIIAGRO. Chuva mensal. Disponível em: http://www.ciiagro.sp.gov.br/ciiagroonline/Quadros/QChuvaPeriodo.asp. Acesso: 03 set. 2018 b.
FONTANÉTTI, A.; CARVALHO,G. J. de. Potencialidades alelopáticas da mucuna-preta (Stizolobiumaterrimum) e do feijão-de-porco (Canavalia ensiformes), em diferentes concentrações de matéria seca, na germinação de sementes de alface (Lactuca sativa). In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA-CICESAL,12., 1999, Lavras. Resumos... Lavras: UFLA, 1999. p. 84.
SOUZA, M.F.P.; YAMASHITA, O.M. Potencial alelopático da mucuna-preta sobre a germinação de sementes de alface e picão preto. Revista de Ciências Agro-Ambientais, Alta Floresta, v.4, n.1, p.23-28, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).